Endometriose no Ovário
A endometriose nada mais é que a presença do tecido endometrial (da parte interna do útero) fora do seu local de origem, seja na cavidade pélvica, abdominal ou nos ovários.
Muitas teorias surgiram ao longo dos anos para tentar justificar estes achados, incluindo o conceito da menstruação retrógrada, onde estas células seriam implantadas internamente.
Porém, mesmo sem sabermos exatamente como a endometriose surgiu, sabemos que ela pode impactar negativamente na fertilidade por diversos mecanismos. Pelo próprio processo inflamatório crônico instaurado, pelas possíveis aderências pélvicas geradas e pelo impacto na quantidade e qualidade dos óvulos presentes nos ovários.
Quando a endometriose está presente nos ovários, chamamos de endometriomas. Estes cistos com conteúdo semelhante ao ‘’chocolate’’ são ricos em ferro, e podem ser deletérios na qualidade dos óvulos, impactando nas taxas de desenvolvimento embrionário e de implantação.
Se você tem endometriose, procure um especialista, ele pode te auxiliar a empregar os melhores tratamentos visando preservar a sua fertilidade, ou otimizar as chances de ter um bebe neste momento.
Redator: Dr. Henrique Dall’Agnol