O teste de fragmentação do DNA espermático mede a integridade do material genético localizado na cabeça do espermatozoide, analisando se existem roturas ou falhas nas cadeias de DNA. Trata-se de uma prova diagnóstica avançada, indicada nos casos de infertilidade conjugal, para casais que apresentam espermograma alterado, abortamentos de repetição ou baixas taxas de fecundação nos ciclos de fertilização in vitro.

Determinados hábitos de vida, como dieta inadequada, abuso de álcool e drogas, exposição a agentes tóxicos (agrotóxicos, pinturas, vernizes, combustíveis…) podem gerar altas taxas de fragmentação do DNA do esperma e resultar em baixas taxas de desenvolvimento embrionário. Estudos evidenciam que até 25% dos pacientes inférteis apresentam fragmentação alterada do DNA do espermatozoide.

Algumas alterações anatômicas, como as varicoceles, também podem estar envolvidas na altas taxas de fragmentação do DNA dos espermatozoides, portanto intervenções cirúrgicas podem ser necessárias para reestabelecer estes valores, assim como mudanças nos padrões dietéticos e nos hábitos de vida dos pacientes inférteis. Estas condutas podem nos auxiliar a conseguir o tão sonhado bebê.

Dê o primeiro passo para a
realização do seu maior sonho.

este é o melhor caminho para a construção da sua família.

Compartilhe

Facebook
WhatsApp
Email

Dr. Henrique Dall'Agnol

Especialista em Reprodução Humana IVIRMA

Agende agora a sua consulta

online ou presencial